Profilaxia - Limpeza dos Dentes Destaque

26 Fev
As visitas regulares ao dentista são de extrema importância. A função do dentista é inspecionar e avaliar a saúde bucal, em alguns casos é possível identificar doenças sistêmicas através de alterações orais.
Este hábito traz tranquilidade e segurança aos clientes para prevenir doenças bucais como por exemplo: gengivite, cárie, câncer de boca, alterações de crescimento e desenvolvimento, bruxismo, entre outros.
 A boca funciona como porta de entrada para o nosso corpo. Mantê-la saudável é essencial como forma de prevenir também doenças sistêmicas.

A profilaxia é a limpeza dos dentes, língua e gengiva, e consiste na remoção do acúmulo do biofilme dental. Quando este não é removido, pode se tornar uma forma de retenção, então formam-se os cálculos dentais, também conhecido como tártaro.

O acúmulo do biofilme também causa inflamação nos tecidos bucais e cárie (bactéria que pode estar presente no biofilme dental), que quando não removida ou controlada dá-se início ao processo de destruição e cavitação dos dentes. Da mesma forma ocorre na gengivite (inflamação da gengiva), causando dor, sangramento e ardência na boca.

A idade para o início das visitas aos dentistas é sugerida desde surgimento do primeiro dentinho de leite (dente decíduo), além das orientações de cuidados, alimentos relacionados ao prejuízo da saúde bucal, durante a profilaxia é realizada uma inspeção sendo possível identificar qualquer alteração em desenvolvimento. Muitas delas estão relacionadas ao crescimento ósseo. O melhor momento para intervir é durante o crescimento e desenvolvimento da criança.

A recomendação da organização mundial da saúde é que é necessária uma visita ao dentista a cada 6 meses para avaliação do estado geral da saúde bucal e que seja realizado o procedimento para prevenção da saúde bucal.
Last modified on Sábado, 26 Fevereiro 2022 17:23

Latest from Clínica Ortencio

More in this category: « A Cultura da Prevenção

Vamos agendar uma consulta?

Odontologia ou Ginecologia & Obstetrícia

Horário de Atendimento

• Segunda a Sexta 08h00 – 18h00
  • Sábado 07h00 – 12h00
  • Domingo Não há expediente
Copyright © 2024 Clínica Ortencio - Todos os Direitos Reservados.
By Amidia.